quarta-feira, 18 de agosto de 2010

"SONHO"




Como a maioria das adolescentes têm o sonho de um dia encontrarem o seu príncipe encantado e casarem, eu, não fugi à regra, também alimentei esse sonho durante largos anos da minha vida. Pensava que no dia do noivado, para a esposa agradar ao esposo, teria de estar muito enfeitada, com magníficos adornos; Quando ainda nos meus tempos de colégio interno e nas aprendizagens que tínhamos, nas ocupações das nossas actividades preenchidas na totalidade à milésima de segundo, pois o rigor e a disciplina imperava num rigoroso controle nas vinte e quatro horas do dia. Queria o meu Pai que eu fosse para freira, mas não era esse o meu destino, não foi esse o meu destino. Em uma das nossas actividades era-nos ensinado na perfeição bordados e costura. Na altura não usávamos máquinas era tudo feito à mão. Lindos tapetes de Arraiolos bordávamos em grupo e lindas toalhas bordadas a ponto cheio,  ponto de cruz,  ponto pé de flor etc. Mas era quando aprendia a costurar que eu me deixava sonhar e sonhava com o meu vestido de noiva e com o meu príncipe encantado: quem não sonhou?.
Assim me deixava perder nos meus pensamentos envolvia no meu sonho: Vou pois trabalhar com empenho e aprender a preceito: eu farei o meu vestido de noiva, será enfeitado com diamantes e toda a sorte de pedrarias: Ainda hoje tenho tão avivada a ideia de como eu sonhei fazer o meu vestido de noiva, sonho desde então. Como são diferentes os nossos sonhos adolescentes e como tão grande é a nossa força mantida na bela beleza da nossa infância onde os sonhos são uma constante da nossa alegria e nos enchem de fantasias, belas fantasias que nos ajudam a crescer e a tomar consciência que a vida nos vai acompanhar e ajudar a concretizar os nossos sonhos umas vezes sim e outras não. Eu não tive um casamento na Igreja vestida de noiva como tinha sonhado, mas tive uma união muito feliz a todos os níveis. Um homem que me amou em toda a excepção da palavra, dois filhos adoráveis e uma vida plena de maravilhas mas...o meu sonho ficou lá muito atrás preso a um tempo que já não há mais tempo.



Tenho fome de meus sonhos
Oh! terra minha e sua plenitude
Porventura comerei carne de toiros
Em meus pensamentos loiros
Na distância sonhos da minha juventude...

Eis-me aqui desnudada de toda a riqueza
Embora coma de manjares não tão pobres
Ficaria eu na mais dura pobreza
Se a mim viera toda a minha beleza
Perdida em um condado de tempos nobres.

Olho-me e vejo no espelho a imagem de mim
As rugas na minha face e os meus cabelos brancos
Marcam a minha história e deixam-me assim
Na rebeldia de sonhos presos em todos os cantos
Em mil sois em mil luas neles revejo encantos.

Sou o tudo e sou o nada de uma vida arrojada
Sou o sonho sou utopia que a vida nunca apaga
Sou a raiva sou a beleza sou a luxuria sou a tristeza
Sou tanta coisa e não sou nada mesmo nada
Porque a vida esta vida já levou a minha beleza.

Mas afinal quem sou eu? Afinal quem eu sou?
Eu sou a alma de mim que já suavizou
Sou a alegria sou o sorriso  de uma vida vivida
Sou o contorno de mim uma alma alegria
Sou um corpo  que minha alma apaziguou.

" Para ti! sem reserva a ternura do meu amor"

(Angelina Alves)




Sem comentários: