sábado, 2 de julho de 2011

"A essência do ser humano"


O conhecimento da alma, é a essência da vida, comunicar com o coração reflecte no brilho do nosso olhar. É paradoxal que de todas as criaturas da terra apenas os homens devam suprimir o medo da morte, para , poderem viver a vida normalmente. Contudo, o instinto biológico jamais nos permite, o esquecimento deste último perigo que ameaça o nosso ser, pois à medida que envelhecemos o espectro da morte, ergue-se na nossa consciência, até os que possuem sentimentos religiosos temem que a morte seja o fim da individualidade. De facto a vida não teria qualquer significado, "para mim" se a morte fosse o fim de tudo aquilo que somos. se na verdade temos uma alma, (eu acredito que sim) será a nossa alma a nossa verdadeira essência; a verdadeira essência do ser humano?



A serra estava cortada a  diamante
A lavra corria pelas terras aclaradas era dia
No mar onda a onda melodia confiante
No vale a flor cansada se erguia.
O sol a medo brilhava
Aquecendo a terra com timidez
A lua escondida lá estava
Lá se avistava de quando em vez.
Enrolei-me nas quentes areias
Onde minha alma já fizera  um esforço
Para carregar o meu corpo já com teias
Minha vida passava ao lado como esboço.
Chegou a mim uma dor tão tensa
Que quase encheu a minha dor de cólera
Minha alma minha doce essência
Encheu-me de luz naquela hora.
Vi sementes lindas e sementes feias
E vi movimentar  meu corpo nas quentes areias
Como um filme vi na tela as minhas outras vidas
E tudo fui outra vez em tristezas e alegrias
Minha essência! minha alma...

(Angelina Alves)

Sem comentários: