domingo, 20 de maio de 2012

"Confrontos de mim"


Um dia  te direi o nome do silêncio
E o pronome da solidão
E a chuva que destroi a cor dos olhos
A distância da dor, do medo
A culpa que afundou toda uma nação
E, todo o entulho feito em molhos...
Eu te direi a luz da cor do vento
O sussurro entreaberto da lua ausente
Falar-te hei das palavras, da paciência
Que é estar na dor viva, ausente, sem tempo
Estar só no meio de tanta gente
 E, viver as saudades da tua ausência...
Um dia eu te direi a face da pedra matizada
Onde nasceu a casa e o jardim
De todas as primaveras, de todas as estações
Fecundadas por todas as gotas de sangue, chorada
Por tantos homens, mulheres e crianças, enfim
De todos os seres  que tem dor em seus corações...
Um dia te direi como foi a ternura quebrada
E, como hoje eu, vejo o mundo em que vivo
Como se esconde o verde perdido na mata
Desliza o sol no silêncio de neve onde eu fico
Sigo a água que cai da montanha
Tento agarrar umas gotas perdidas
Na terra seca que de sede a água apanha
Para lavar todas as suas feridas...
Há intervalos de medo em coisas cheias de nada
Há viagens até ao sol-poente, outro continente
Há filhos e famílias que se perdem cansados
Sem rumo, sofridos;  há tanta gente
Ferida  na sua terra, sentem-se ameaçados...
Eu dia eu te direi o nome do silêncio
E o pronome da solidão
O quanto afastado está o amor da nação
Um dia te falarei do que vejo: Do que penso.
Deste tempo onde amar! não é ser solidário
Desta dor,  talhada e retalhada que me consome
 A justiça! não existe:É sempre ao contrario
Não há amor. Ausência de Tudo.Há fome.

Escrito por: Angelina Alves



 





Sem comentários: