quinta-feira, 1 de julho de 2010

"Homenagem à minha querida avó"





(Imagem oferecida pela querida Mada)

"Saudades do teu colo minha adorada avó"

Minha querida avó, como eu fui feliz
Naquela idade que tu me davas o teu colo.
Lembro-me de ti tantas vezes oh se lembro
Quando me falas que a virtude tem seus encantos
E me falavas com o teu jeito simples
Do teu grande império de todas as tuas boas acções.
Tu que nunca te queixas-te das ofensas e até maus tratos do avô
E do seu abandono aquando das suas longas viagens para África.
Deixas-te que te tirassem a tua liberdade sem lamentos visíveis
Mas recalcados no fundo da tua alma e
Mostravas sempre um sorriso encantador
No brilho dos teus olhos...
Ah! Como passaram depressa esses anos risonhos
Da minha doce infância, que tão doce e suavemente
Me estão guardados na alma!
Lembro-me com saudade dos nossos passeios pelo campo,
Das canções de embalar e dos versos que fazias para mim
Sempre a tentar rimar.
Como eu gostava já nessa altura dos vastos horizontes,
Da amplidão do espaço, da grandeza das árvores!
Numa palavra, Herdei de ti este fascínio que exerce
Sobre mim toda a natureza que me extasia
Com toda a sua beleza e me embala numa melodia
Que transporta minha alma em comunhão com as estrelas
Com os céus. Que saudades querida avó1
Não encontrei ninguém neste mundo com a tua bondade
Com a tua generosa capacidade de teres sempre
As mãos cheias de boas vontades em ajudar:
Lembro de todas as noites na hora da ceia
Reveres sempre a quem no dia seguinte irias levar batatas!
A tua grande preocupação com os pobres.
Dizias que o pão nunca pode faltar na mesa
Pois é a maior riqueza dada por Deus à nossa mesa.
E até do avô, quando nas suas vindas de África
Me levava para a adega e me baloiçava no baloiço...
Hoje sou suficientemente madura para entender
Que o melhor que temos nesta vida
São as boas lembranças que nos ajudam a minimizar
As agruras da vida. Estas lembranças são as minhas referências
Que guardo de ti como a pessoa mais importante para mim...
Tudo foi tão diferente daquilo que falavas para mim!
As flores da Primavera começam a germinar
Sobre o solo coberto de neve
E desabrocham aos primeiros raios de sol,
Assim seria. Recordações que guardo de ti e para ti
Estou escrevendo. Passarei mais um Inverno difícil.
Encherei o meu cálice de lágrimas...

(Angelina Alves)





Sem comentários: