quarta-feira, 21 de julho de 2010

A ti! minha querida e muito amada filha



Sei que a tua doença é uma doença muito má, mas mesmo assim nunca deixas-te de ter um carinho muito especial com a tua mãe: é difícil entender o teu sofrimento e o de todas as pessoas que sofrem do mesmo mal, no entanto, eu, também sinto a tua dor; ela é tão grande quanto a minha incapacidade de poder fazer nada para aliviar o teu sofrimento: mas sabes minha querida filha esta tua doença tem contribuído para o meu maior entendimento de quanto nós somos tão "grandes" e, ao mesmo tempo vejo a minha pequenez perante tais vissicitudes que a vida nos vai pondo à prova, avaliando assim as nossas capacidades de resistência. E tu minha querida és uma heroína, como todas as pessoas que lutam fortemente por ultrapassar tal doença, porque a vida é sem duvida uma dádiva, ainda que muitas vezes nos pareça que assim não vale a pena viver. Eu acredito que quem consegue ultrapassar esta provação sai muito fortalecida para tudo o resto e sai muito mais esclarecedora sobre a tão grande importância que tem, o ser-se solidário, caridoso com o próximo. Acredito que nada acontece por acaso, tudo na vida tem um propósito, muito apesar de por vezes ser da maneira mais difícil, mas tudo é uma lição de vida. Felizes os que conseguem tirar ilações de tais mensagens e aprender a ser melhor ser, como pessoa e solidário com os outros, coisa que muitas vezes nos passa ao lado, sem sequer nos preocuparmos que há gente que não sofrendo de uma doença com diagnóstico, padece de males aterradores sem solução: Ninguém merece o sofrimento. Todos nós merecemos ser felizes. Há razão que a própria razão desconhece: questionar o inquestionavel é perca de tempo. E a resignação deverá ser aceite?...Será que resignar-se é a mesma coisa que ficar à espera da morte lenta, no que diz respeito a uma doença grave? - para mim a resignação deve existir mas sempre acompanhada de uma grande força de vontade em superar o problema. Resignação, como aceitação, sem revolta, sem dizer porquê eu! porque me aconteceu isto? Tu! minha filhota linda tens lutado como uma guerreira nata. Tens sido uma grande lição de vida, até para mim, acredita minha filha que tudo aquilo porque a tua mãe já passou nesta vida e tu bem sabes, a maior dor perante estes factos é a minha inércia perante esta situação. Tudo passa por ti, os tratamentos extremamente dolorosos, mas que sem eles... e tu tens a vida que apenas te deu um intervalo para com esta dura realidade te fazer crescer ainda mais linda como um ser humano maravilhosa que tu és. Amo-te muito filha da minha alma. Somos almas imperfeitas, quando a nossa maior preocupação são as dores físicas. mas doem muito mais as dores da alma quão imperfeitas é o nosso espírito. Uma palavra, um sorriso amável bastam muitas vezes para alegrar uma alma triste e melindrada; ter a esperança de consolar é dar e receber caridade. Dar uma palavra de carinho, conforto humano na demonstração de todo o amor, isto tu tens recebido das muitas pessoas que te amam: felizmente tens essa grande riqueza que juntamente com a tua força de vontade ultrapassarás todas estas provações porque estás a passar. Para ti todo o meu pensamento de amor.


Meu mundo veste-se de aridez
Venturas brotaram do meu amor
Eu ouço as minhas suplicas
Aos céus imploro a teu favor.

Tu! és a minha filha muito querida
Para a vida a glória te convida
Luta e enfrenta essa dura realidade
Ama-te e ama sempre com verdade.

Ah! minha querida filha
Botão de rosa que um dia a vida abriu
O teu amor balsamico encheu a ilha
Do meu coração que de amor te cobiu.

Outrora doce afável e mesmo tímida
A minha fina pérola - hoje sofre a sua cruz
Apoia-te meu ombro forte com auxilio vida
Que espera por ti e teu lindo caminho conduz.

Há ainda a Santa mãe de todas as filhas
Com um raio de luz as enche de glória e brilho
Conduz esta Santa mãe o caminho que trilhas
Esta Santa mãe  guia a ambas em nosso caminho.

Quando eras pequenina
Acolinhava-te no meu coração lembras-te?
Falava-te dos céus e até de Deus
Sempre pensei que Deus nos ouvia
Que ouvia os meus suspiros, abraçar-te
De olhos sempre postos nos céus.

"Dedicado à minha muito amada filha"

(Angelina Alves)







Sem comentários: